O Sebrae-CE, em colaboração com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), lançou uma nova oportunidade para seleção de bolsistas dentro do projeto Agente Local de Inovação – Produtividade (ALI). Ao todo, estão sendo ofertadas 22 vagas para contratação imediata, além de mais 65 para formação de cadastro reserva. Os interessados têm até às 18 horas do dia 25 de outubro para realizar a inscrição.
As vagas são distribuídas por diversas regiões do estado, como Fortaleza, Litoral Leste, Região Norte, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Entre os selecionados, 20 serão agentes, com direito a uma bolsa mensal de R$ 5 mil, e 2 atuarão como orientadores, recebendo uma bolsa de R$ 6,5 mil. O contrato de bolsa pode se estender por até 30 meses.
Os agentes que ingressarem no projeto terão como responsabilidade identificar e atrair empresas para participar da iniciativa, aplicando a metodologia proposta e acompanhando entre 22 e 25 empresas em cada ciclo, que terá duração máxima de seis meses. Outras atribuições incluem a realização de diagnósticos, devolutivas e apresentações às empresas participantes, além de garantir que os empresários formalizem seu compromisso com o projeto.
Em paralelo, os orientadores terão a missão de supervisionar até 10 agentes, dando auxílio na elaboração de materiais bibliográficos. Além disso, deverão elaborar relatórios mensais sobre o progresso acadêmico dos bolsistas e produzir dois artigos científicos, seguindo a metodologia estabelecida. Outras responsabilidades dos orientadores incluem participar de eventos do projeto e analisar as demandas tecnológicas das empresas atendidas, propondo soluções baseadas nas tecnologias disponíveis na região.
Para concorrer às vagas de agente, os candidatos precisam possuir diploma em cursos como Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistema de Informação ou áreas afins, reconhecidos pelo MEC. Além disso, é necessário comprovar, no mínimo, seis meses de experiência em áreas como gestão, inovação, empreendedorismo ou pequenos negócios, e estar disponível para realizar visitas às empresas.
Já os candidatos a orientadores devem possuir mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento, também com titulação reconhecida pelo MEC. Eles precisam apresentar, ao menos, 12 meses de experiência em gestão, inovação, empreendedorismo ou pequenos negócios, além de vivência prévia em orientação técnica e acadêmica. No entanto, vale ressaltar que os requisitos variam conforme a função.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fapetec, até as 18h do dia 25 de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no Edital 01/24 e dúvidas podem ser esclarecidas pelo Fale Conosco no site da instituição ou através do e-mail: contato@selecaofapetec.org.br.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.