PUBLICIDADE

Inscrições do ProUni começam dia 26 com 594 mil bolsas

A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 dá início ao processo de ingresso de estudantes no ensino superior por meio de programas federais. Entre as principais iniciativas está o Programa Universidade para Todos (ProUni), que abrirá inscrições a partir da próxima segunda-feira (26/01).

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), esta edição registra a maior quantidade de bolsas disponibilizadas desde a criação do programa. No total, são ofertadas 594 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino.

A distribuição das oportunidades contempla 274.819 bolsas integrais, que asseguram o custeio total das mensalidades, e 319.700 bolsas parciais, correspondentes ao pagamento de 50% do valor do curso. As áreas de Administração e Ciências Contábeis concentram o maior volume de vagas, com 63.978 e 41.864 bolsas, respectivamente.

Inscrições do ProUni começam dia 26 com 594 mil bolsas
Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

Em relação à modalidade de formação, os cursos de bacharelado reúnem a maior parcela das oportunidades, totalizando 328.175 bolsas. Os cursos tecnológicos somam 253.597 vagas, enquanto as licenciaturas contam com 12.747 bolsas nesta edição.

Inscrições

As inscrições no ProUni deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 26 a 29 de janeiro. A plataforma permite a consulta detalhada das vagas disponíveis por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.

O processo seletivo considera o desempenho dos candidatos no Enem. Para concorrer às bolsas, é necessário ter concluído o ensino médio ou ter participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. Também é preciso ter alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter obtido nota zero na redação.

Critérios

Estão aptos a participar estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Também podem concorrer candidatos oriundos exclusivamente da rede privada, desde que atendam aos critérios de renda estabelecidos no edital, assim como pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar o equivalente a 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o limite de renda familiar bruta mensal per capita é de até três salários mínimos.

Cronograma

O cronograma do ProUni referente ao primeiro semestre de 2026 prevê a divulgação do resultado da primeira chamada em 3 de fevereiro, seguida da segunda chamada em 2 de março. A manifestação de interesse na lista de espera ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, com resultado final previsto para 31 de março.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir