A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Inscrições para 243 mil bolsas do Prouni abrem nesta terça-feira (23)

A partir dessa terça-feira (23), mais de 243 mil bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) serão abertas para processo seletivo no que se refere ao segundo semestre de 2024.

Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 26 de julho, e vale lembrar que o Prouni oferta tanto bolsas integrais quanto parciais para cobrir as mensalidades de estudantes que se enquadram nos requisitos e pretendem cursar graduação ou cursos sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior.

O processo de inscrição começa com os estudantes acessando Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para verificar as bolsas oferecidas pelo programa, e depois se inscrevendo naquela que estiver interessado. Vale lembrar que acessar o portal é preciso ter um cadastro no portal gov.br, porém, caso o aluno já seja cadastrado, basta informar o CPF  e a senha no espaço de login.

Enquanto o estudante se inscreve é preciso informar o endereço de e-mail, número de telefone, dados cadastrais próprios e do grupo familiar, além das duas opções de instituição da bolsa por ordem de preferência.

Para alguém ser selecionado para um bolsa integral no ProUni, é necessário que tenha uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no que equivale a R$ 2.118. Já para bolsa parcial, que financia metade do curso, é obrigatório ter uma renda em até três salários mínimos, o equivalente em até R$ 4.236.

Além de tudo isso, também é preciso atender ao menos uma dessas opções:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Ter sido bolsista integral em instituição privada durante todo o ensino médio;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral, parcial ou sem bolsa;
  • Ser pessoa com deficiência conforme previsto na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação do magistério da educação básica, para os quais não há limite de renda.

No entanto, vale lembrar, que para concorrer as bolsas é preciso ter realizado uma das duas últimas edições do Enem, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das notas das cinco provas. Além disso, é necessário que o concorrente não tenha zerado a redação do exame nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo do Prouni, referente ao segundo semestre de 2024, terá duas chamadas. A primeira irá ocorrer em 31 de julho e a segunda em 20 de agosto. O resultado será revelado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Veja o cronograma do Prouni: 2º semestre de 2024

Inscrição
23 a 26 de julho

Resultado da 1ª chamada
31 de julho

Resultado da 2ª chamada
20 de agosto

Manifestação de interesse na lista de espera
9 e 10 de setembro

Resultado da lista de espera
13 de setembro

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir