PUBLICIDADE

Inscrições para cursos gratuitos de tecnologia no Ceará são prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 16 de junho as inscrições para 2.200 vagas em cursos gratuitos de tecnologia no Ceará. Essa é uma iniciativa do programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, uma parceria entre os governos federal e estadual para formar milhares de cearenses para o mercado de novas tecnologias.

As capacitações oferecidas são “Trilha de Ciência de Dados” com 1.600 vagas e “Trilha de Full Stack” com 600 vagas, ambas realizadas de forma remota. As aulas serão ministradas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, com duração de 12 meses para cada curso.

Para se inscrever, é preciso atender a alguns pré-requisitos: estar matriculado no ensino médio (regular, integral ou profissionalizante), no técnico subsequente, recém-formado no ensino médio (até três anos) ou cursando o ensino superior. As inscrições devem ser feitas pelo link www.sct.ce.gov.br/cjovem/. No momento da inscrição, o candidato precisa anexar cópias do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, além do comprovante de escolaridade.

O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com um investimento de R$ 34 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Lei de Informática. O objetivo é preparar profissionais para desenvolver soluções para a indústria e a transformação digital no Brasil.

No Ceará, as atividades do programa começaram em 2022, capacitando mais de 11 mil jovens de 174 escolas estaduais de educação profissional e de tempo integral em 73 municípios. Na sua segunda etapa, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão oferecidos por instituições de ensino superior.

A coordenação nacional do programa é feita pela Softex. No Ceará, a articulação do programa C-Jovem é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com o apoio de várias outras instituições, incluindo as secretarias estaduais de Educação (Seduc), Desenvolvimento Econômico (SDE), Planejamento e Gestão (Seplag), Trabalho (STE), além da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Uece, IFCE, UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

Serviço:

Prorrogadas as inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos de Tecnologia no Ceará
Período: até o dia 16 de junho
Inscrições: Clique aqui

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir