PUBLICIDADE

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

Estudantes que ingressarem em cursos presenciais de licenciatura em 2026 já podem se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. O cadastro começou nesta sexta-feira (20) e segue aberto até 20 de março.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo incentivar o ingresso e a permanência de estudantes na formação docente, além de estimular a conclusão dos cursos de licenciatura.

Nesta edição, serão ofertadas até 12 mil bolsas de formação para a docência. O benefício mensal é de R$ 1.050, com pagamento limitado a 48 parcelas ao longo do curso.

Como se inscrever

Os interessados devem acessar a Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando login da plataforma Gov.br para cadastrar ou atualizar o currículo. Após essa etapa, é necessário preencher o termo de concordância e realizar a pré-inscrição no programa.

Também é preciso informar a matrícula na instituição de ensino superior pública ou privada onde o estudante foi aprovado. Caso a matrícula ainda não tenha sido concluída, o CPF poderá ser utilizado temporariamente até a regularização.

Estudantes que não conseguirem finalizar o cadastro nesta etapa poderão participar das chamadas mensais previstas até dezembro de 2026.

Critérios e resultado

De acordo com o edital, o cadastro não garante automaticamente a concessão da bolsa. Terão prioridade candidatos que ingressaram em cursos de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em instituições públicas de ensino superior.

Para participar, o estudante precisa ter obtido média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as quatro áreas de conhecimento e a redação. Também é necessário ter ingressado na graduação por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de manter o currículo atualizado na Plataforma Freire.

A confirmação dos selecionados será divulgada até o dia 20 de cada mês, a partir de março de 2026.

Para manter o benefício, o bolsista deverá cumprir a carga de créditos obrigatórios de cada período, ser aprovado nas disciplinas cursadas a cada semestre e, após concluir a licenciatura, ingressar em uma rede pública de ensino no prazo de até cinco anos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir