PUBLICIDADE

Inteligência artificial deve ser usada para otimizar atendimentos no IJF

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (19/03), que o Instituto Dr. José Frota (IJF) receberá um aporte de R$ 180 milhões. Com isso, será feita a introdução de novos sistemas de gestão, como inteligência artificial, para resolver problemas do hospital, especialmente as filas demoradas para exames e tratamentos.

O aumento dos investimentos será implementado a partir de abril. O objetivo é transformar o hospital em um modelo de gestão e atendimento para outras unidades de saúde no Brasil.

Na semana passada, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), esteve em Brasília para solicitar que a União financiasse mais de 50% dos custos operacionais do hospital, mas até o momento, esse pedido ainda não foi atendido. No entanto, o ministro afirmou que o plano é fortalecer a colaboração entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

Inteligência artificial deve ser usada para otimizar atendimentos no IJF
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Uso de IA

Uma das inovações que será aplicada no IJF é a utilização de inteligência artificial (IA). A tecnologia já está em uso em outros hospitais federais e, no IJF, ela ajudará na gestão de prontuários, na prescrição de exames e até no gerenciamento das filas de espera.

Na unidade, a tecnologia poderá integrar os sistemas de saúde Municipal, Estadual e Federal. Isso permitirá uma análise mais precisa dos tempos de espera dos pacientes e dos procedimentos realizados, facilitando a regulação dos atendimentos, especialmente em casos de transferência entre unidades.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir