O ano de eleições municipais no Ceará tem sido caracterizado por uma antecipação do debate eleitoral, gerando uma corrida aos tribunais e um aumento nas denúncias que intensifica a disputa entre grupos políticos no estado. Em meio a essa agitação, prefeitos de várias cidades cearenses chegam às vésperas da campanha eleitoral sob investigação.
Municípios como Salitre, Santa Quitéria, Crateús, Acopiara, Iguatu, Pacatuba e Juazeiro do Norte enfrentam incertezas durante o período eleitoral devido às investigações em curso. Alguns gestores, inclusive, já foram afastados de seus cargos em alguns casos.
Operações
No ano eleitoral, a atuação da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) tem resultado em uma série de operações em municípios cearenses. Somente neste ano, pelo menos nove prefeitos foram alvos de operações nos municípios do estado.
Em Salitre, a operação “Aves de Rapina” resultou na deflagração de 28 mandados de busca e apreensão em várias cidades. Os alvos incluíam o prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), e outros funcionários públicos e empresários locais. A investigação apontou indícios de um esquema de desvio de valores em contratos irregulares entre a prefeitura e empresas de locação de veículos, totalizando cerca de R$ 3.920.156,00.
Além de Salitre, outras cidades como Amontada, Crateús, Caridade, Itapiúna, Milhã, Juazeiro do Norte, Potiretama e Cascavel também foram alvos de operações durante o ano de 2024.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.