PUBLICIDADE

Investigação vai apurar vazamento de questões do Enem

De acordo com Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não está descartada a possibilidade de um vazamento de questões do Enem antes da realização do exame. Segundo Palácios, o vazamento ocorreu após o fechamento dos portões dos locais de realização da prova e o caso será apurado pelas autoridades.

O presidente do Inep afirmou, ainda, que está fora de cogitação o envolvimento de servidores do Instituto nesta polêmica. Diante do contexto, a Polícia Federal será acionada.  Em comunicado oficial, a Polícia Federal afirmou, na noite deste domingo (05/11), que já realiza investigações relativas à circulação indevida em redes sociais de conteúdo relacionado ao Enem 2023.

Mesmo que as questões tenham circulado após o fechamento dos portões, o ato configura uma infração, visto que os alunos só podem sair com a prova após às 18h30. Conforme o ministro da Educação, Camilo Santana, já foram realizadas duas diligências: em Pernambuco e no Distrito Federal.

Neste sábado (04/11), a PF, em atuação conjunta com a Polícia Rodoviária, apreendeu equipamentos discretos de comunicação. Na ocasião, os investigados estavam de posse  de um telefone celular “micro” e fone de ouvido intra auricular.  A investigação se iniciou com a apreensão de equipamentos de filmagem dissimulada durante fiscalização em ônibus interestadual, na rota Belo Horizonte – Maceió.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir