PUBLICIDADE

Ipec aponta que 36% das famílias gastam metade ou mais da renda com conta de energia

No Brasil, 36% das famílias destinam metade ou mais de sua renda mensal ao pagamento de energia elétrica e combustíveis utilizados no preparo de alimentos. Os dados são de pesquisa realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), encomendada pelo Instituto Pólis.

O levantamento aponta ainda que 84% da população considera que a energia elétrica deveria ser garantida pelo Estado por se tratar de um direito fundamental. Nesse sentido, a partir de 5 de julho, entra em vigor a Medida Provisória que amplia a gratuidade no consumo de até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês para beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Ipec aponta que 36% das famílias gastam metade ou mais da renda com conta de energia
Foto: Reprodução

Atualmente, o desconto de 65% já é previsto na conta de quem consome até 30 kWh por mês. A estimativa do Governo Federal é beneficiar cerca de 60 milhões de famílias em todo o país, incluindo mais de 5,42 milhões de pessoas no Ceará. A medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar permanente.

No Ceará, a Enel desenvolve projetos sociais por meio do programa Enel Compartilha. A iniciativa promove a substituição de equipamentos ineficientes por modelos com menor consumo, com selo Procel categoria A, além de ações voltadas para a geração de renda e educação para o consumo consciente. De acordo com a companhia, mais de 19 mil famílias foram atendidas com a troca de geladeiras e 416 mil lâmpadas foram substituídas nos últimos cinco anos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir