A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou, nesta quinta-feira (19/12), as novas alíquotas e o calendário de pagamento do IPVA 2025. Segundo a pasta, o valor médio do imposto terá redução de 2,45% em relação ao cobrado em 2024.
Com uma frota estadual de 2,47 milhões de veículos, a arrecadação projetada para o próximo ano é de R$ 2,14 bilhões. O valor representa um aumento de 20,71% em comparação ao total arrecadado neste ano.
Os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única até 31 de janeiro de 2025 terão direito a um desconto de 5%. Esse benefício pode ser acumulado com um abatimento adicional de 5% para aqueles inscritos no programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) e que acumularam pontos entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.
Para os contribuintes que preferirem parcelar o imposto, será possível dividir o valor em até cinco parcelas, com vencimentos programados para os dias 10 de fevereiro, 10 de março, 10 de abril, 9 de maio e 10 de junho. Cada parcela deverá ter um valor mínimo de R$ 100. O desconto oferecido pelo SNTV também será válido para os pagamentos parcelados, desde que realizados até o vencimento de cada parcela.
O levantamento da Sefaz-CE indica que as motos continuam sendo a categoria mais representativa entre os veículos tributados, correspondendo a 51,9% da frota, ou seja, 1,28 milhão de unidades. Em seguida, estão os automóveis, que somam 1,07 milhão de veículos, ou 33,4% da frota total. Apesar disso, os automóveis continuam liderando em termos de arrecadação, representando 43,29% do total projetado, enquanto as motos respondem por 15,21%.
Do total arrecadado com o IPVA, metade será destinada ao Governo do Estado e a outra metade ao município onde o veículo está registrado. Conforme o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes, esses recursos são essenciais para investimentos em áreas prioritárias tanto pelo Estado quanto pelos municípios.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.