PUBLICIDADE

IPVA 2026: prazo para pagamento da primeira parcela termina nesta sexta (13)

Os proprietários de veículos registrados no Ceará têm até sexta-feira (13) para efetuar o pagamento da primeira parcela do IPVA 2026. Quem escolheu o parcelamento e participa do programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) pode garantir desconto de até 5%, conforme a pontuação acumulada por meio de notas fiscais emitidas entre dezembro de 2024 e novembro de 2025.

Após o primeiro vencimento, as demais parcelas devem ser quitadas nos dias 13 de março, 13 de abril, 13 de maio e 12 de junho. Cada parcela deve ter valor mínimo de R$ 100.

Como emitir o boleto

O Documento de Arrecadação pode ser gerado de forma rápida e segura por três canais oficiais:

  • Site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), no Portal de Serviços;

  • Aplicativo Meu IPVA, disponível gratuitamente para Android e iOS;

  • Assistente Virtual da Sefaz, pelo WhatsApp (85) 3108-1404. Nesse caso, é importante confirmar se o contato possui selo de verificação e está identificado como Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Onde pagar

O IPVA pode ser pago via Pix em qualquer instituição financeira. Também integram a rede arrecadadora os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Santander e Itaú, além das casas lotéricas. Outra opção é o pagamento com cartão de crédito, disponível para clientes do Banco do Brasil e do Bradesco.

Atenção à segurança

Ao utilizar o Pix, o contribuinte deve conferir se o favorecido é a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e se o CNPJ informado é 07.954.597/0001-52.
A Sefaz alerta ainda para golpes: não são enviadas guias de pagamento pelos Correios, WhatsApp ou e-mail.

Isenção do imposto

Têm direito à isenção do IPVA pessoas com deficiência, além de proprietários de máquinas agrícolas e de terraplanagem, táxis, mototáxis, ônibus, micro-ônibus, vans e topics utilizados no transporte urbano, metropolitano ou intermunicipal. Veículos com mais de 15 anos de fabricação também estão isentos.

Mais informações

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o Plantão Fiscal, pelo telefone (85) 3108.2200.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir