O município de Itarema, a 211 km de Fortaleza, foi beneficiado com a Adutora Córrego do Arroz. A inauguração ocorreu na última quinta-feira (07/03) e foi feita pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) em colaboração com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Dessa forma, com a implantação do equipamento, foi viabilizada a garantia de acesso à água para a população local. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro; o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro; o Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares; e o Diretor Administrativo Financeiro da Cogerh, João Ricardo Rios.
Para Robério Monteiro, a adutora trará melhorias no acesso à água para as comunidades rurais. Ao todo, foram pouco mais de três meses até a entrega da obra, avaliada em cerca de R$ 3 milhões custeados pela Cogerh.

Na oportunidade, Tércio Tavares salientou que a gestão dos recursos hídricos no Ceará está constantemente vigilante para garantir o abastecimento de água a todos os cearenses. “Atendemos ao pedido do secretário de recursos hídricos, Robério Monteiro, avaliando que esta obra é essencial para atender a população rural desta região. A longo prazo, cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas”, afirmou.
A estrutura, com 3 km de extensão, capta água do rio Aracatiaçu-Mirim e a direciona para o Açude do Arroz, beneficiando diversas comunidades, como Córrego do Arroz, Pau D’água, Vila Nova, Caboeira, Oriente e Vila Progresso. O sistema de adução já opera plenamente, com uma vazão de 400 metros cúbicos por hora.