A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) emitiu, na segunda-feira (1), licença para instalação de duas centrais geradoras de energia eólica na localidade de Patos, no município de Itarema. Os documentos, que autorizam o início das obras, têm validade de três anos.
Em funcionamento, os parques terão capacidade de produzir até 46 megawatts (MW), através de 23 aerogeradores, cuja potência nominal é de dois MW. O Pedra Cheirosa I receberá 11 torres, em 284,5 hectares (há). Já o Pedra Cheirosa II será composto por 12, ocupando uma área de 469,5 ha. As duas centrais são projetos da empresa CPFL Renováveis.
A emissão das licenças de instalação foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em sua reunião ordinária do último mês de outubro. Com 17 votos a favor e apenas uma abstenção, o colegiado se mostrou a favor da liberação do documento pela Semace ao empreendimento. Após concluídas as obras de construção dos dois parques, a empresa deverá solicitar à Superintendência a licença de operação para, a partir da concessão, dar início à produção de energia.
CN7