Nesta segunda-feira (11/11), o deputado federal José Guimarães (PT – CE), líder do Governo Lula, anunciou seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho 6×1. A proposta, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL – SP), tem gerado grande repercussão nas redes e ganhou o apoio popular.
Em sua declaração nas redes sociais, Guimarães ressaltou que essa mudança representa o “sonho dos trabalhadores de conquistar mais tempo para a família, o lazer, o desenvolvimento pessoal e cultural, além de gerar mais empregos”. O parlamentar concluiu dizendo que a PEC é um passo importante para melhorar a qualidade de vida de todos e merece uma mobilização nacional de apoio”.
A campanha ganhou força com o apoio de 1,3 milhão de pessoas, que assinaram uma petição pública a favor da proposta. Embora a proposta tenha atraído bastante apoio, ainda não alcançou as 171 assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados, contando, até o momento, com 72 assinaturas.
Entenda
A PEC visa alterar a legislação trabalhista, que foi instituída em 1943 durante o governo de Getúlio Vargas. Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite jornadas de até 44 horas semanais, distribuídas em turnos de oito horas diárias, podendo ser organizadas na escala de seis dias de trabalho seguidos por um de descanso.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.