Fortaleza está se preparando para o Réveillon 2025 com um plano operacional detalhado, apresentado pela Prefeitura nesta quinta-feira (26/12). O evento terá atrações musicais, como Paulo Benevides, Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso, Pedro Sampaio, Matuê e Henry Freitas. Com uma estimativa de público de 1,2 milhão de pessoas, o evento prevê a injeção de R$ 4,7 bilhões na economia local.
José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza, comentou sobre a evolução do evento ao longo dos anos. Segundo ele, o Réveillon de Fortaleza se tornou o maior do Brasil por acompanhar o desenvolvimento da cidade. “A festa não se faz somente com grandes atrações, mas também com inovação, tranquilidade, acessibilidade e com toda uma infraestrutura do setor público, seja da Guarda Municipal e da Polícia Militar, seja do transporte público”, disse.
Alexandre Pereira, secretário do Turismo, enfatizou que a festa foi pensada primeiramente para os fortalezenses, com a vinda de turistas trazendo benefícios econômicos e sociais para a cidade. A organização da festa inclui desde a logística de transporte público até a gestão do comércio ambulante. “Com o apoio de diversos órgãos, faremos mais um Réveillon extremamente seguro, com sustentabilidade financeira e ambiental, e teremos famílias inteiras assistindo aos shows e curtindo juntas a virada do ano em uma festa maravilhosa”, explicou.
Transporte Público e Trânsito
Para facilitar o deslocamento até o Aterro, a Etufor irá operar 63 ônibus extras no dia 31 de dezembro, com tarifas especiais de R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Além disso, ajustes no trânsito serão feitos com desvio de itinerários em áreas próximas ao evento, como na Avenida Abolição e na Avenida Historiador Raimundo Girão. A Avenida Rui Barbosa, por exemplo, contará com um corredor organizado para embarque e desembarque de passageiros.
- Ponto 1: Ônibus dos terminais Papicu e Messejana
- Ponto 2: Ônibus dos terminais Parangaba/Siqueira e Lagoa
- Ponto 3: Ônibus dos terminais Conjunto Ceará e Antônio Bezerra
Esses pontos estarão localizados na Rua Tenente Benévolo, entre a Avenida Barão de Studart e a Rua Monsenhor Bruno. Durante o evento, essas linhas especiais serão responsáveis pelo transporte dos passageiros, com ônibus extras para garantir a circulação do público.
Além dos veículos extras, a frota regular de ônibus também estará em operação para atender aos moradores e visitantes que se deslocam para o evento. As seguintes linhas estarão disponíveis nas proximidades do Aterro da Praia de Iracema:
- 011 – Circular 1/Centro (5 veículos)
- 012 – Circular 2/Centro (5 veículos)
- 051 – Grande Circular I (16 veículos)
- 052 – Grande Circular II (16 veículos)
- 055 – Corujão/Grande Circular I (2 veículos)
- 056 – Corujão/Grande Circular II (2 veículos)
- 071 – Antônio Bezerra/Mucuripe (5 veículos)
- 073 – Siqueira/Praia de Iracema (11 veículos)
- 077 – Parangaba/Mucuripe (16 veículos)
- 092 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema (17 veículos)
- 099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart (11 veículos)
- 120 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I (3 veículos)
- 711 – Barra do Ceará/Cais do Porto (6 veículos)
- 752 – Caça e Pesca/Centro (16 veículos)
- 901 – Dom Luís/Papicu/Centro (3 veículos)
- 905 – Meireles/Centro (4 veículos)
- 906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro (12 veículos)
- 907 – Castelo Encantado/Centro (3 veículos)
A operação especial de trânsito contará com 240 agentes da AMC, que estarão presentes nas ruas ao redor do Aterro para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de todos. As interdições começam no dia 31 de dezembro, com bloqueios nas principais vias, como a Avenida Abolição e a Avenida Historiador Raimundo Girão, e o tráfego será desviado para vias adjacentes.
Saúde e Fiscalização Urbana
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará três postos médicos avançados no Aterro da Praia de Iracema, com equipes de 51 profissionais prontos para atender eventuais emergências. Além disso, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente com 250 agentes para garantir o ordenamento do comércio ambulante e a desobstrução das vias públicas.
Segurança
A segurança será uma das prioridades do evento com a presença de 433 guardas municipais e 1.100 profissionais das Forças de Segurança do Estado. A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, junto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), estarão prontos para agir de forma integrada. Além disso, serão disponibilizadas tendas de apoio para mulheres e orientações sobre segurança pública.
As equipes de segurança serão encarregadas de monitorar e dar apoio na Avenida Rui Barbosa, especialmente no corredor destinado aos pedestres, que se estende entre a Avenida Monsenhor Tabosa e a Rua Deputado Moreira da Rocha. O efetivo também atuará na área da Beira-Mar. O plano de reforço inclui ainda a atuação nas áreas dos terminais de integração e postos médicos.
Durante o evento, o Conselho Tutelar estará presente com equipes atuando simultaneamente em diferentes frentes. Cada equipe será composta por dois conselheiros tutelares, dez educadores sociais e um coordenador técnico. As equipes estarão em funcionamento das 18h do dia 31 de dezembro até as 3h do dia 1º de janeiro, sendo divididas entre uma equipe de plantão e outra responsável por circular pelo evento, atendendo a quaisquer necessidades ou demandas que surgirem.
Comércio e Sustentabilidade
O evento contará com a presença de 100 vendedores ambulantes, que foram capacitados em segurança alimentar e descarte de resíduos. Para garantir a sustentabilidade, o programa Re-ciclo espera fazer a coleta de 2 toneladas de materiais recicláveis. No campo da acessibilidade, o evento terá uma área exclusiva para pessoas com deficiência, com capacidade para 100 pessoas. Além disso, também haverá a tradução simultânea em Libras e audiodescrição para o público com deficiência visual.
Limpeza e Infraestrutura
Uma equipe de 368 profissionais estará responsável pela limpeza do Aterro e das áreas adjacentes, tanto antes quanto depois da festa. A operação de iluminação também estará reforçada, com eletricistas em pontos estratégicos, garantindo o funcionamento adequado de toda a infraestrutura do evento.
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