Um jovem de 16 anos, identificado como Lucas Abreu de Freitas, se afogou na manhã desta terça-feira (13/08), na Praia da Caponga, distrito de Cascavel-CE. Ele foi resgatado por pescadores da região, e levado em estado grave pelo Corpo de Bombeiros para a UPA de Cascavel, porém não resistiu. No momento do incidente testemunhas relataram que não havia salva-vidas de prontidão no local.
De acordo com um dos pescadores que ajudou a tirar o jovem do mar, ele estava na água com mais três rapazes, que também se afogaram ao tentar salvá-lo. Ele conta que por volta das 11 horas, quando estava fazendo um trabalho em sua jangada, ouviu a gritaria, mas o jovem já havia afundado. Em seguida, ele teria aparecido boiando, quando eles conseguiram fazer o resgate, e retirar os outros três banhistas do mar.
“Foi rápido, questão de segundos. Pegamos o pau da vela e fomos pro mar.”, conta o pescador.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, e tentou reanimar o jovem ainda no local. Um dos outros três banhistas que se afogaram, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu), também no local.
Segundo testemunhas, que estavam na praia no momento do incidente, não havia salva-vidas no perímetro. Eles só teriam chegado momentos após o jovem ser retirado do mar pelos pescadores. O Ciopaer também foi acionado, mas ele foi levado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, há 15 km da praia.
O jovem estava na praia com familiares. Eles vieram de Horizonte para passar uns dias na praia, e estavam em uma casa de veraneio. Diante da tragédia, o primo da vítima, que presenciou o ocorrido, está inconformado. Segundo ele, o socorro demorou cerca de 50 minutos para chegar.
À Rede ANC, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que a Delegacia Municipal de Cascavel acompanha o caso. Em relação à falta de salva-vidas na Praia da Caponga, a Prefeitura de Cascavel não se pronunciou.