Neste dia 24 de março, a cidade de Juazeiro do Norte celebra os 181 anos de nascimento de seu fundador, Padre Cícero Romão Batista, natural da cidade do Crato, mudou-se para o então povoado de Tabuleiro Grande em 1872, onde passou a tomar conta da educação espiritual do povo e ajudar os mais necessitados. Foi o primeiro prefeito do município, criado em 22 de Julho de 1911.

Durante 4 dias toda a cidade celebrou a vida do “Patriarca do Nordeste” que está em processo de beatificação pela Igreja Católica. Durante as festividades, diversas ações foram realizadas, como a distribuição de mudas de plantas, realizada na missa em Sufrágio da alma do Servo de Deus, ocorrida tradicionalmente a cada dia 20 do mês. Outro destaque foi a recolhida de aparelhos eletroeletrônicos, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. A cidade busca sempre por meio de iniciativas concretas colocar em prática os Preceitos Ecológicos deixados pelo “padrinho”.
O ponto alto das comemorações ocorreu no último domingo, (23). Logo pela manhã ocorreu a Meia Maratona Padre Cícero, reunindo mais de 2000 mil atletas de diversos lugares. O evento distribuiu medalhas para todos os participantes que cruzaram a linha de chegada e a premiação aos ganhadores dos percursos de 5km, 10km e 21km totalizou R$38.640,00.
Durante a noite ocorreram as famosas distribuições do “Caldo da Nair” e do “Bolo do Padre Cícero” tradicionalmente preparados para esta ocasião. Diversos representantes políticos, da sociedade Civil, além de artistas e comunicadores cantaram parabéns para o fundador de Juazeiro do Norte quando o relógio marcou meia noite, mostrando que mesmo não estando presente, o sacerdote continua vivo no coração de todos os juazeirenses.