O Cortejo Cultural do Ciclo de Reis 2024-2025 acontece nesta sexta-feira, (20). A concentração acontecerá na Praça Dirceu Figueiredo (antiga sede da Prefeitura), a partir das 15h, e saída prevista para às 16h30. O percurso seguirá pela Rua São Pedro até o Terreiro da Mestra Margarida, na Unidade Sesc Juazeiro, com cerca de 1.000 brincantes.
O Ciclo de Reis preserva uma rica tradição, na região do Cariri, sendo uma das manifestações mais importantes da cidade de Juazeiro do Norte. Os grupos se preparam o ano inteiro e intensificam suas apresentações no período que antecede o Dia de Reis, no dia 6 de janeiro. Durante esse período, reisados, lapinhas e outras tradições levam às ruas a história dos Reis Magos, que visitaram Jesus por ocasião do seu nascimento.
A Região do Cariri abriga o maior número de grupos dessa tradição. Para valorizar, preservar e dar visibilidade a essas linguagens culturais e promover o resgate ancestral, a Prefeitura de Juazeiro do Norte dá continuidade ao Ciclo de Reis.Grupos de manifestações como coco, lapinhas, reisados e maneiro pau, entre outros, apresentam-se em cortejos, quilombos e espaços culturais, com apoio da Secretaria de Cultura.
O município apoia essas manifestações com recursos próprios e leis de incentivo à cultura, como o Edital de Cultura Viva, a Lei Aldir Blanc e a PNAB. Esses recursos ajudam os grupos e espaços culturais a organizar atividades, adquirir indumentárias e melhorar suas sedes. Juazeiro do Norte promove o maior encontro de grupos de tradição durante o período natalino.
Neste Ciclo de Reis, cerca de 56 grupos irão participar, a maioria com 20 a 30 brincantes, com aproximadamente 1.000 participantes. Esse número representa um aumento em relação ao ano anterior, que contou com 52 grupos. Além das apresentações programadas pela Prefeitura Municipal até 5 de janeiro de 2025, os grupos também vão realizar atividades próprias. Eles se apresentam em comunidades e terreiros durante dezembro e janeiro, com destaque para o dia 6, em comemoração ao Dia de Reis. Juazeiro do Norte viverá uma efervescência cultural vibrante, celebrando suas tradições populares.