PUBLICIDADE

Juazeiro do Norte e Crato têm mais de 500 pessoas em situação de rua, aponta levantamento

Foto: APM

Nesta terça-feira (19), o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua será marcado por mobilizações em todo o Brasil. No Cariri, os números chamam atenção: levantamento aponta que mais de 500 pessoas vivem em situação de rua em Juazeiro do Norte e Crato.

De acordo com o Censo 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eram 306 pessoas nessa condição nas duas cidades, sendo 212 em Juazeiro do Norte e 94 no Crato. No entanto, dados mais recentes revelam que a realidade já é diferente.

Em Juazeiro, o serviço Consultório na Rua, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), possui atualmente mais de 420 pessoas cadastradas, número que representa o dobro do registrado pelo IBGE. Já no Crato, a quantidade se manteve estável, segundo informações da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS).

O cenário acompanha a tendência nacional. Segundo estudo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a população em situação de rua no país cresceu cerca de 25% em um ano, passando de 261.653 em dezembro de 2023 para 327.925 em dezembro de 2024.

O Nordeste concentra 47.419 pessoas (14% do total), ficando atrás apenas do Sudeste, com 204.714 (63%). No Ceará, a capital Fortaleza lidera, com 10.045 pessoas vivendo nas ruas.

Em Juazeiro do Norte, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), organizou uma programação ao longo da semana para marcar a data, com atendimento médico e odontológico, rodas de conversa e debates sobre políticas públicas voltadas a esse público.

Texto baseado nas informações de: Larissa Káren/Agência Cariri

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir