
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na quarta-feira (8), o projeto de lei que reconhece oficialmente Juazeiro do Norte como a “Capital da Fé do Ceará”. A proposta, de autoria do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), agora segue para sanção do governador Elmano de Freitas (PT).
O projeto de lei nº 607/2025 também institui o dia 24 de março como o “Dia da Capital da Fé do Estado do Ceará”, em homenagem à data de nascimento de Padre Cícero Romão Batista (1844–1934), figura central da religiosidade popular nordestina.
A proposta destaca a importância de Juazeiro do Norte como um dos maiores polos de fé e peregrinação da América Latina, que recebe mais de dois milhões de romeiros por ano. O reconhecimento busca valorizar o impacto espiritual, cultural e econômico das romarias, que movimentam o turismo religioso e fortalecem a identidade da cidade.
Entre os principais eventos de fé estão as romarias de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), aniversário do Padre Cícero (março), morte do Padre Cícero (julho), Nossa Senhora das Dores (setembro) e Finados (novembro) — que transformam o município em um centro de devoção e tradição.
Juazeiro do Norte abriga ainda importantes marcos religiosos, como a Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Colina do Horto, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de São Francisco e a estátua de Padre Cícero, que integra um complexo com teleférico e mirante, símbolos da fé e da cultura do Cariri cearense.