A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Juazeiro do Norte precisa de 2,2 mil eleitores para poder ter um 2º turno

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Juazeiro do Norte, município da Região do Cariri, precisa registrar 2.268 títulos de eleitores para atingir a quantidade suficiente para a cidade poder ter um segundo turno nas eleições municipais deste ano.

A informação foi confirmada por Wendel Freire, chefe do cartório da 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, no qual disse que o TRE determinou que é necessário o município 70% de eleitorado em sua população para que tenha um segundo turno. “Extraoficialmente, que são os números daqueles eleitores que a gente vem atendendo e que o TSE ainda não processou, a gente já tem aproximadamente 198 mil eleitores nesse cadastro”, comentou Freira.

Segundo o último levantamento, Juazeiro do Norte atingiu 69,10% de sua população com título de eleitor regularizado. Além disso, Wendel afirma que o TRE tem como objetivo melhorar a participação política da sociedade na disputa eleitoral, “dando mais legitimidade aos eleitos”. Sabendo disso, cartórios do município estão promovendo mutirões, visando acelerar o processo de regularização e emissão de títulos eleitorais.

O chefe do cartório da 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte ainda revelou que, a quantidade de títulos transferidos para Juazeiro do Norte são maiores que os de alistamento, mostrando que os eleitores estão voltando ou estabelecendo o domicílio eleitoral na cidade. Segundo levantamento do TRE, 4 mil títulos eleitorais estão suspensos, seja pela não participação nas eleições anteriores, ou pela falta de cadastramento de biometria, estabelecida em 2013.

Os eleitores poderão regularizar os títulos até 8 de maio. Até esta data será possível tirar o título de eleitor, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais.

Para aqueles que já têm a biometria cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral, a regularização pode ser feita pela internet, no portal online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o prazo para que os eleitores sem os dados biométricos cadastrados regularizem a situação de forma online acabou no último dia 8. Sendo assim, estes precisam solicitar atendimento de forma presencial nos cartórios eleitorais

As eleições municipais acontecem em 6 de outubro, com um possível segundo turno previsto para o dia 27 do mesmo mês.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir