A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Alaíde Silva Santos é agraciada com nome de Escola de Tempo Integral no Ceará

 

Foi inaugurada na última sexta-feira (01.04), no bairro do Horto, em Juazeiro do Norte, a Escola de Ensino Médio (EEM) Alaíde Silva Santos, nome da saudosa açougueira cearense que se tornou uma mulher imortal pelo seu jeito humilde, aguerrido e visionário.

Projeto de lei nesse sentido foi aprovado, por unanimidade, ou seja, referendado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Trata-se de uma indicação do então governador do Ceará, Camilo Santana.

“Eu fico muito feliz. Essa é uma prova de que são as pessoas pobres que se dedicam a lutar para vencer na vida, que conseguem chegar lá”, revelou o desembargador Teodoro Silva Santos, filho da homenageada, que era mãe também, do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Raimundo Nonato.

“Além de nós dois desembargadores, ficam felizes também com a homenagem, dezenas de outros parentes, sobrinhos e primos que, desde que nasceram, sofreram, viveram e dependeram exatamente de nossa matriarca Alaíde Silva Santos”, acrescentou ainda, em entrevista concedida ao portal A Notícia do Ceará, Teodoro Santos.

“E aí estão os frutos… E, esses frutos são positivos, porque ela sempre confiou na educação. E aí está o resultado”, falou o desembargador, um dos filhos da agraciada, mostrando que: “ela sempre foi uma pessoa sem letras, porém de uma visão excepcional, voltada à realidade da vida, que é vencer através dos estudos”.

Todas essas pessoas enumeradas aqui pelo magistrado estão realizadas: “tem delegados de polícia, inclusive o delegado geral, alguns defensores públicos, veterinário, advogados privados, promotores e etc”, frisou Teodoro Santos, afirmando: “isso prova que as pessoas pobres têm o seu espaço, de maneira que, o que me resta é agradecer por esta linda homenagem”.

Ainda sobre a homenagem proporcionada à família Silva Santos, o magistrado ressaltou: “digo também, que essa homenagem servirá de exemplo para  famílias de Juazeiro do Norte e pessoas pobres que têm  também, direito ao estudo… E, que as universidades serão acessadas pelas pessoas pobres”, lembrou o desembargador.

“Tanto é verdade que hoje nós podemos afirmar, que Juazeiro do Norte será exemplo, através do Colégio Militar, da Polícia Militar e de outras escolas públicas, inclusive essa que vai entrar”, explicou para o nosso portal ANC, Teodoro Silva Santos.

O magistrado comentou também em entrevista para A Notícia do Ceará, que “são verdadeiras indústrias de aprovação no vestibular, que encaminharão as pessoas para a vida profissional, acadêmica, como também, de Medicina, do Direito, entre outras. Isso é o que importa”, pontuou.

A Homenageada

Cearense de Juazeiro do Norte, Alaíde Silva Santos, foi e continua sendo, um exemplo de vida para os que permanecem aqui, na terra. É o que pode se afirmar sobre a mulher de origem humilde, açougueira e mãe dedicada aos 18 filhos, por quem trabalhava para conseguir o sustento, das 5 da manhã até às 18 horas.

A homenageada que carregava os predicados de guerreira e visionária, sempre acreditou no poder de transformação dos estudos. “A maior aposta da minha mãe era dizer que não havia outra maneira para vencer na vida, senão através dos estudos”, disse o filho Teodoro Santos.

“Para mim essa homenagem é de agradecimento eterno ao então governador Camilo Santana, por esta iniciativa”, reconheceu Teodoro dizendo que: “não só a família Silva Santos, mas, todos os juazeirenses estão de parabéns com essa nova Escola”, externou o desembargador.

  • A Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos

Considerada hoje, maior Escola de Tempo Integral do Ceará, a instituição contou com recursos do Estado e da União, um investimento de R$ 6 milhões. O equipamento tem capacidade para atender até 320 alunos por turno: manhã e tarde.

A entidade tem oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática. Além da diretoria, coordenação e professores, a unidade possui também, quadra poliesportiva, anfiteatro e salas para vídeo.

O desembargador Teodoro Santos, um dos filhos da homenageada, fez a sua avaliação: “a Escola de Ensino Médio recém-inaugurada, “produzírá sem dúvida outros filhos de famílias pobres e ajudará à chegar às universidades, a vida política, deputados, prefeito e até governador”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir