
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve reestabelecer o fornecimento de água regular para o município de Jati, a 531 km de Fortaleza, até a próxima sexta-feira (25/11). O decreto foi decidido pela 2ª Vara da Comarca de Brejo Santo e determina ainda uma multa diária de R$ 30 mil caso a decisão seja descumprida.
O não cumprimento da decisão também deve acarretar no pagamento de R$ 500 mil reais por danos morais coletivos. Segundo a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada no dia 20 de outubro, foram denunciadas à Promotoria de Justiça de Jati várias interrupções no fornecimento de água na cidade, principalmente bairros da zona urbana.
Sobre o caso, a Cagece afirma que estuda a implantação de novos procedimentos para sanar as deficiências. Segundo a Companhia, em até 15 dias o abastecimento de água retorna normalmente na cidade. A Rede ANC tentou entrar em contato a Cagece, mas não obteve resposta.
As deficiências nos serviços da Cagece vêm sendo relatadas desde o inicio do ano, quando a companhia figurou em primeiro lugar no ranking das empresas mais reclamadas em Fortaleza. Ao todo, foram 263 reclamações registradas pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) somente em 2021.