PUBLICIDADE

Justiça é acionada pelo PL para analisar convenção do PT em Fortaleza

O Partido Liberal (PL) apresentou uma ação em que contesta as declarações de Lula durante a convenção que oficializou a candidatura de Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza, que teriam incluído um “pedido explícito de votos” para o candidato do PT. Outro ponto levantado foi o uso do Centro de Formação Olímpica (CFO), uma instalação pública, para a realização do evento.

O partido argumenta que o local foi estrategicamente escolhido para maximizar o alcance do público, aproveitando a presença do presidente. Entre as falas de Lula, o PL ressalta um trecho que, segundo o partido, contém um pedido direto de votos para Evandro.

“Vocês, e vocês que dizem que me amam, que dizem que gostam muito de mim, vocês têm uma obrigação, uma obrigação, a eleição, ela vai se dar no dia 6 de outubro, dia 6 de outubro, Evandro, é dia do meu aniversário”, disse.

Justiça é acionada pelo PL para analisar convenção do PT em Fortaleza
Foto: Fabio Lima/ OPOVO

A ação do PL se assemelha a uma medida tomada anteriormente contra André Fernandes, resultando em uma multa de R$ 15 mil ao deputado, em decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Naquele caso, o evento em questão ocorreu em maio no estádio Paulo Sarasate, com a participação de Jair Bolsonaro (PL).

A partir de uma denúncia do Psol de Fortaleza, que se transformou em uma representação do Ministério Público Estadual, o PL foi condenado a remover todos os vídeos e transmissões ao vivo relacionados ao evento. Da mesma forma, o Partido Liberal busca o mesmo resultado em relação ao evento do PT, que contou com a presença de Lula, Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT), entre outras lideranças.

Segundo a defesa e aliados de Evandro Leitão, ainda notificação oficial ainda não foi realizada. No entanto, destacam que a convenção em questão difere do que foi feito por André, sendo direcionada principalmente à militância e aos membros da federação PT-PCdoB-PV. Dessa forma, a convenção se caracteriza mais como um evento “interno” da coligação do que como um evento público.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir