PUBLICIDADE

Justiça marca eleição após cassação de prefeito e vice em Senador Sá

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para o dia 6 de julho a eleição suplementar em Senador Sá, após a cassação dos mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Professora Maria (PP). A decisão foi oficializada durante uma sessão híbrida da Corte realizada nesta segunda-feira (12/05).

Os dois gestores perderam os cargos por decisão unânime do TRE-CE, que manteve, no fim de abril, a condenação por abuso de poder político e econômico. Além da perda do mandato, Bel Júnior ainda foi julgado inelegível pelos próximos oito anos.

Justiça marca eleição após cassação de prefeito e vice em Senador Sá
Foto: Divulgação/Instagram

O motivo da cassação foi o evento “Cavalgada do Bel”, realizado em agosto de 2024. Segundo a acusação, o evento teve caráter eleitoral, com showmício, distribuição de brindes e uso de recursos públicos em um contexto de autopromoção política, segundo a denúncia. Camisetas, chapéus, bonés personalizados, comida, bebida, paredões de som e artistas regionais foram citados como elementos que reforçaram o abuso de poder.

Inicialmente, a 45ª Zona Eleitoral havia rejeitado a denúncia por falta de provas consistentes. No entanto, o Ministério Público Eleitoral e a coligação adversária, liderada pelo PSB, recorreram. Em março, o TRE-CE reverteu a decisão, e, mesmo após embargos de declaração da defesa, a Corte manteve a cassação em 24 de abril.

A defesa dos políticos afirma já ter recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a suspensão da nova eleição até que o recurso seja julgado. O TRE-CE, por sua vez, ainda deve esclarecer os próximos passos para a organização da nova eleição.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir