PUBLICIDADE

Justiça marca eleições suplementares em Santa Quitéria e Barroquinha

O Ceará terá eleições suplementares em algumas cidades do interior ainda neste ano, em razão da cassação de prefeitos e vices eleitos. Santa Quitéria e Barroquinha já têm pleitos marcados para o próximo mês, enquanto Potiretama e Choró aguardam a conclusão de julgamentos de embargos antes da definição de novas datas.

Santa Quitéria e Barroquinha

Em Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB) e o vice Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PP) foram afastados após o TRE-CE constatar abuso de poder político e econômico, além de apoio de uma facção criminosa durante as eleições. A decisão foi confirmada em julho.

Justiça marca eleições suplementares em Santa Quitéria e Barroquinha
Fotos: Reprpdução/Redes Sociais

Barroquinha enfrenta situação semelhante: o prefeito Jaime Veras (PSD) e a vice Carmen Lúcia (PSD) tiveram suas cassações confirmadas em agosto. Além de abuso de poder, Jaime é investigado por uso indevido dos meios de comunicação e supostos desvios de recursos do fundo partidário.

Até a posse dos novos prefeitos, os cargos nas duas cidades são ocupados interinamente pelos presidentes das Câmaras de Vereadores. As novas eleições ocorrerão no dia 26 de outubro.

Potiretama e Choró

Em Potiretama e Choró, as cassações ainda não estão consolidadas. Bebeto Queiroz (PSB), eleito em Choró, foi preso logo após as eleições e está foragido desde então. Ele e o vice, Bruno Jucá (PRD), são investigados por participação em grupo criminoso que cometia crimes eleitorais, lavagem de dinheiro e fraude em contratos públicos.

Justiça marca eleições suplementares em Santa Quitéria e Barroquinha
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Já em Potiretama, o prefeito Luan Dantas (PP) foi afastado por abuso de poder, após contratações irregulares antes das eleições. Ele também responde por suspeita de incêndio criminoso e associação com grupos criminosos.

Caso os embargos sejam rejeitados, as eleições suplementares em Potiretama e Choró podem ocorrer ainda em dezembro.

Senador Sá

Justiça marca eleições suplementares em Santa Quitéria e Barroquinha
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em Senador Sá, o prefeito Bel Júnior (PP) e a vice, Professora Maria (PP), foram cassados no início do ano e eleições chegaram a ser agendadas para julho. No entanto, uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o pleito, mantendo o prefeito no cargo até decisão final do tribunal.

TRE-CE marca novas eleições para prefeito e vice de Santa Quitéria e Barroquinha

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu, nesta terça-feira (9), a realização de eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Santa Quitéria e Barroquinha. O pleito ocorrerá no dia 26 de outubro de 2025.

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos membros do Pleno do Tribunal, sob relatoria do desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia Freire.

De acordo com o calendário estabelecido, as convenções partidárias para escolha de candidatos e formação de coligações devem ocorrer entre 19 e 21 de setembro. Já os pedidos de registro de candidaturas poderão ser apresentados até as 19h do dia 23 de setembro.

A propaganda eleitoral estará autorizada a partir do dia 24 de setembro, enquanto a votação será realizada no dia 26 de outubro, das 8h às 17h.

Os candidatos eleitos serão diplomados até 18 de novembro de 2025 pelos juízes das Zonas Eleitorais de Santa Quitéria (54ª Zona) e Chaval (108ª Zona, responsável pelo pleito em Barroquinha). Os mandatos terão validade até 31 de dezembro de 2028.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir