O atacante Renato Kayzer, de 28 anos, está de volta ao Fortaleza. A primeira partida do Criciúma na Série A, no empate em 1×1 contra o Juventude, foi o último jogo do atleta pela equipe. A despedida, inclusive, contou com gol de Renato. Mesmo que estivesse emprestado ao Tigre de Janeiro até dezembro de 2024, o Leão ativou a cláusula e solicitou o retorno. Pelo time catarinense, foram 20 partidas, cinco gols e uma assistência.
Kayzer chegou ao Tricolor do Pici em fevereiro de 2022 e com vínculo até o final de 2025 depois do clube desembolsar seis milhões de reais. Foram 23 partidas, três gols e duas assistências. Por problemas internos, foi afastado e, posteriormente, emprestado. Seu primeiro destino, em julho de 2022, foi o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul. No segundo semestre de 2023, atuou pelo América-MG.
Nitidamente emocionado, em entrevista coletiva, o atacante anunciou sua saída do Criciúma rumo ao FEC. Confira:
“Coração tá ardendo aqui. Mas eu sou um atleta profissional e preciso seguir o que mandam os contratos. Hoje foi a minha última partida pelo Criciúma. Eu queria agradecer a todo o elenco por ter me recebido aqui de braços abertos e ter me ajudo da melhor forma, às vezes, até quando eu tava desacreditado, muitos vinham conversar comigo pra me apoiar, ajudar. Agradecer ao clube, a cidade que me acolheu, não só a mim, mas a minha família, os meus filhos.”
O Gerente de Futebol do Tigre, Alex Brasil, detalhou sobre a situação. Leia abaixo:
“Na tarde de ontem, às 17 horas, o Fortaleza nos notificou e colocou o pedido que existe na cláusula de contrato do Kayzer. Durante a semana, foi especulado, ontem, por 4 vezes, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, falou com o Presidente Guedes, em nenhum momento teve coragem de falar a respeito do assunto. Eu tive que ligar pro Bruno Costa (Executivo de Futebol do FEC), meu amigo, companheiro de profissão. Também foi muito difícil pra ele dar a notícia, o Fortaleza tem o Presidente Alex, juntamente com o seu jurídico, exerceu a cláusula do contrato e nos notificou. Na vinda do Kayzer pro Criciúma, o Fortaleza paga metade dos seus vencimentos, o Fortaleza tem um passivo com o Kayzer, o Fortaleza, pelo que eu entendi, tá acertando esse passivo com ele, tá estendendo o vínculo dele e a gente não tem o que fazer.”
ANC Esportes, a casa dos times cearenses