Nesta segunda-feira (23/09), o governador Elmano de Freitas oficializou a criação do programa Moto Segura Ceará, que monitora e rastreia gratuitamente motocicletas roubadas ou furtadas. A iniciativa visa facilitar a localização desses veículos e sua devolução às vítimas de crimes patrimoniais. A princípio, o programa será voltado para mototaxistas e entregadores que utilizam motocicletas como instrumento de trabalho.
Segundo o gestor, o Moto Segura Ceará terá início no próximo dia 30, quando os primeiros cadastros serão realizados. Aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o Moto Segura é uma proposta do Executivo Estadual.
O programa contará com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Francisco Barbosa, presidente da Etice, ressaltou que a empresa está empenhada em garantir um sistema de rastreamento eficiente.

“A Etice tem todo o esforço direcionado para garantir o melhor sistema de rastreamento, para que a gente consiga, no tempo real, acompanhar na hora que acontecer o furto, e a Polícia conseguir recuperar o veículo”, comentou.
O monitoramento será ativado apenas após o registro da ocorrência junto às autoridades competentes, de acordo com os meios apropriados. A lei prevê que, após a recuperação do veículo, ele será devolvido ao proprietário pela autoridade policial responsável.
Os cadastros no Moto Segura serão realizados por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Detran-CE. De acordo com Michel Mourão, superintendente do órgão, o aplicativo já está pronto e a integração com os sistemas da Etice e SSPDS está na fase final.
Além do Moto Segura, o Governo do Ceará está investindo em outras frentes dentro do programa Ceará contra o Crime, lançado em agosto deste ano. O pacote de medidas inclui reconhecimento facial, a contratação de mais de 6.700 novos agentes de segurança, a aquisição de milhares de viaturas e equipamentos, além da construção de novas unidades prisionais e delegacias.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.