Lewandowski fala em regular força policial após casos em SP
Os casos chocantes de violência policial no estado de São Paulo repercutem na esfera federal. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira (5), que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), estuda usar um ato normativo sobre o uso relativo da força policial em abordagens da corporação.
“Nós não podemos compactuar com esses casos em que esperamos e confiamos que sejam casos isolados contra os civis e, por sua vez, contra pessoas que são meros suspeitos”, disse Lewandowski durante a 10ª reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. As fala do ministro vem dias depois que um PM foi flagrado jogando um homem do alto de uma ponte na cidade de São Paulo.
O ministro reforçou que os casos devem se ater ao âmbito estadual, e que tem observado as corregedorias locais atuando na correção do que chamou de casos isolados. A atuação da PM, especificamente na cidade de São Paulo, vem no momento pós apresentação de uma PEC da Segurança Pública, que tem sofrido resistência de alguns governadores sobre uma suposta perda de autonomia de suas forças de segurança.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.