PUBLICIDADE

Lide Ceará reúne empresários para debater fraudes

Na última segunda-feira (5), o grupo empresarial Lide Ceará se reuniu para discutir mecanismos e ver soluções de combate a fraudes e aprimorar seus sistemas de compliance. Recebendo como convidado para debater o assunto, o grupo teve Alessandro Gratão, que é sócio especialista em Compliance, Investigation & Dispute Services da Grant Thornton Brasil, liderando os temas com base nas pesquisas mais recentes sobre o assunto. 

Palestrante Alessandro Gratão

De acordo com a pesquisa Report to the Nations ACFE 2024, divulgada no encontro e usada na apresentação para os os convidados, 5% do faturamento das empresas vem de algum tipo de fraude, nos setores de serviços, agronegócios, consumo, varejo, saúde dentre outros. Um dado relevante mostrado pela pesquisa é que 87% dos fraudadores possuem entre 26 a 45 anos, 47% está em cargos de gestão, 49% têm entre 1 a 5 anos de empresa e que 87% são homens. 

Para validar esses dados, a pesquisa validou alguns aspectos que detalham quais tipos de pistas facilitam a chegada dos fraudadores, como o estilo de vida incompatível, relacionamento atípico com terceiros e o oferecimento de vantagens etc. Quando se trata da descoberta das fraudes, pelo menos em 20% dos casos dão por demissão por justa causa, sendo que eles vem seguido de um processo judicial e para 73% das fraudes ocorrem pelo principal objetivo do fraudador, que é obter ganho financeiro a partir da fraude.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir