O Governo do Ceará alcançou nesta segunda-feira (12) um marco histórico na obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A tuneladora TBM 02, conhecida como “tatuzão”, rompeu a parede diafragma da futura Estação Colégio Militar, concluindo a escavação do primeiro túnel subterrâneo do projeto.
Com 1.734 metros de extensão, o trecho liga a futura Estação Colégio Militar à Estação Chico da Silva, no Centro. A máquina, com 120 metros de comprimento e mais de mil toneladas, implantou 1.156 anéis de concreto ao longo do túnel, que possui seis metros de diâmetro e está a cerca de 30 metros de profundidade.
A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira da região escavada por tuneladoras. A previsão é que, quando concluída, a linha movimente cerca de 150 mil pessoas por dia, em um trajeto de 7,3 km, com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.
A TBM 02 passará por manutenção de três meses antes de seguir escavando rumo à Estação Nunes Valente, com chegada prevista até o fim de 2025. A obra é executada pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).
Com o avanço das obras, parte do tráfego na Av. Santos Dumont será liberado gradualmente. A previsão é que o trecho entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante seja reaberto em julho deste ano. Já a liberação parcial da área entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, próxima à Estação Colégio Militar, deve ocorrer em julho de 2026.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.