PUBLICIDADE

Localização de desaparecidos em Fortaleza aumenta 19% em 2024

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) obteve um aumento nas localizações de pessoas desaparecidas em Fortaleza, com um total de 1.111 casos resolvidos entre janeiro e dezembro de 2024. Esse número representa um crescimento de 19% em comparação com 2023, quando 933 desaparecidos foram encontrados.

Para a delegada Patrícia Aragão, responsável pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (12ª DHPP), o uso de novas tecnologias foi crucial para esse avanço. Ela destaca o Amber Alerts, que possibilita a divulgação de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos desaparecidos nas plataformas digitais da Meta.

“Além disso, intensificamos os trabalhos noturnos, fazendo um acompanhamento mais intenso e uma busca ativa entre a população em situação de rua. (…) Muitos familiares vieram dar baixa no Boletim de Ocorrência (BO) por terem localizado as pessoas desaparecidas. Também estamos tendo muito sucesso com as denúncias”, comentou.

Localização de desaparecidos em Fortaleza aumenta 19% em 2024
Foto: Divulgação/PCCE

Tipos de Desaparecimento

A Polícia Civil categoriza os desaparecimentos em três tipos principais: o voluntário, quando a pessoa se afasta por vontade própria, muitas vezes devido a desentendimentos ou mudanças de planos; o involuntário, quando alguém é afastado por fatores externos, como acidentes ou desastres naturais; e o forçado, que ocorre quando outra pessoa força o afastamento, sem o consentimento da vítima.

Como registrar o desaparecimento?

É fundamental registrar o desaparecimento o quanto antes, sem a necessidade de aguardar as primeiras 24 horas, e fornecer o máximo de informações possíveis sobre a vítima para auxiliar os trabalhos policiais. O registro pode ser feito na delegacia ou através da Delegacia Eletrônica.

Com a autorização da família, os casos são divulgados nas redes sociais da delegacia, como Facebook e Instagram, além de serem exibidos em telões na cidade e na TV Ceará. Isso é feito por meio de parcerias com empresas e a emissora pública do Governo do Ceará.

Denúncias

A população também pode contribuir com o trabalho da polícia enviando fotos, vídeos e áudios através do WhatsApp do DHPP, pelo número (85) 3257-4807. Além de reportar o desaparecimento, é igualmente importante comunicar à polícia quando uma pessoa desaparecida for localizada.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir