PUBLICIDADE

Lourdinha Leite lançará Biografia de Carlito Pamplona no Ideal Clube

Escritora Lourdinha Leite Barbosa / Foto: Divulgação

O industrial Carlito Pamplona, pioneiro na produção do óleo de oiticica, que deu origem a um bairro da zona oeste de Fortaleza, virou biografia que a acadêmica e professora universitária Lourdinha Leite Barbosa escreveu e lançará no próximo dia 21 de novembro, às 19 horas, no Ideal Clube, na capital cearense.

A vida do visionário empresário cearense é retratada na obra que recebeu o título de “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.” Para construir a biografia do homenageado, a autora utilizou-se da metáfora da árvore, que esgalha, floresce, dá frutos e tomba. Ou seja, ela construiu uma narrativa que descreve, em 11 capítulos, o homem, o pai, o amigo, o cientista e o reconhecido industrial.

 


Mais sobre Carlito Pamplona

Dinâmico e de visão empresarial abrangente, Carlito Pamplona, um dos precursores da industrialização de óleos vegetais no Ceará, nasceu na cidade de Fortaleza, no ano de 1898.

O saudoso industrial que deixou um legado histórico, acreditava no potencial econômico das riquezas esquecidas da Região Nordeste, como a árvore nativa oiticica. Não é à tóa que investiu no seu beneficiamento e fundou em 1934 a Brasil Oiticica, uma das maiores do país em exportação e com grande representatividade na contribuição tributária, estadual e nacional.

Vista Aérea da Fábrica Brasil Oiticica na Avenida Francisco Sá, onde no seu entorno originou-se o Bairro Carlito Pamplona.

De início, a empresa passou a se instalar na Fábrica Myrian, na Praia de Iracema e, na década de 40, foi transferida para a Avenida Francisco Sá, quando em seu entorno surgiu uma vila operária e posteriormente bairro, que recebeu a denominação de Carlito Pamplona em 1948 por proposição do vereador Sebastião Arraes, acatada na época, pelo então prefeito Acrísio Moreira da Rocha.

Tanque de Óleo da Brasil Oiticica

Trata-se de uma homenagem póstuma ao visionário fundador da Brasil Oiticica, que chegou a empregar, nos anos 40, 1100 funcionários diretos. Hoje, conforme a prefeitura de Fortaleza, mais de 30 mil pessoas vivem no Bairro Carlito Pamplona.

Álbum de Fortaleza 1937 – Destaque para a Fábrica Brasil Oiticica.

*Ficha Técnica:

>Título: Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.
>Autora: Lourdinha Leite Barbosa
>Projeto Editorial: Modo Maior
>Coordenação Editorial: Patrícia Veloso – Terra da Luz Editorial.
>Produção Executiva: Olímpio Rocha
>Pesquisa e Coordenação de Conteúdos: Olga Maria Pamplona Miranda
>Impressão: Expressão Gráfica
>ISBN: 978-65-86-517-39-2
>Páginas: 104.
>Apoio Cultural: Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Modo Maior, Sesi e FIEC.
>Patrocínio: Grupo Marquise, ECOFOR, CAGECE, ISOPLAST.
>Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal.

*Serviço:

Lançamento do livro: “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica”.
>Dia: 21 de novembro de 2023.
>Horário: a partir das 19 horas.
>Local: Ideal Clube – Avenida Monsenhor Tabosa, 1381.
>Valor do Livro R$: 100,00 (vendido no lançamento)
>Evento para convidados.

Obs: as imagens de oiticica e demais publicadas na matéria, foram cedidas pela Assessoria de Comunicação do Lançamento do Livro.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir