PUBLICIDADE

Lugares que marcaram a 2ª Guerra Mundial são revisitados em livro

Os simbólicos e marcantes lugares da 2ª Guerra Mundial foram discorridos e ilustrados em livro, por um casal de cearenses, que mergulha há anos, na história do conflito militar global, que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, como diz o famoso e acessado site de pesquisas conhecido por Wikipédia.

O ex-consultor do Banco do Nordeste, Eleazar de Castro, e a funcionária pública aposentada, Goretti Gurgel, são autores da obra intitulada “Pelos Caminhos da II Guerra Mundial”, que foi publicada em outubro de 2019 pela Chiado Books,  empresa de origem portuguesa, com sede em Lisboa, e centros editoriais em São Paulo, Madrid, Miami e Roma, onde fica parte integrante do Chiado Grupo Editorial.

Porta de Brandemburgo

Lançado em 30 de novembro passado, no Teatro do Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza – Ceará, o Volume 1 do livro, editado por Vitória Scritori, já tem a segunda sessão de autógrafos marcada para o dia 25 de janeiro de 2020, às 16 horas, na Livraria Cultura do Shopping RioMar – Papicu.

A obra é resultado de um roteiro de viagens que o casal de escritores fez com amigos desde 2006. Grande parte dos locais visitados pelo chamado Grupo Europa se relacionava com episódios da Segunda Guerra, que incluiu todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os aliados e o eixo.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Para que o roteiro não se tornasse entediante para alguns (“unitemático”, como dizemos), visitamos também locais do circuito turístico comum, porque apreciamos história de forma geral, assim como a cultura, a gastronomia, as belezas cênicas e naturais desses lugares, explicou Eleazar, acrescentando: faz parte da nossa natureza viajar pelo mundo. Para cada viagem, elaboramos cadernos que ficaram conhecidos como “livrinhos”, os quais se tornaram base deste livro, pontuou um dos autores.

O ciclo de 14 anos visitando esses lugares, emblemáticos para esse período histórico, foi encerrado pelo casal em 2019. Após esse período, Eleazar de Castro e Goretti Gurgel se debruçaram por várias vezes sobre os dados que reuniram durante essas viagens, inserindo informações de fontes, a exemplo de guias, livros, revistas e depoimentos.

Auschwitz Birkenau

“Por isso, resolvemos compartilhar as informações que juntamos durante anos. Desejamos que elas, acrescentadas de algumas impressões pessoais, lhe estimulem a visitar esses lugares, tão simbólicos e marcantes para a história”, foi o que disse em seu texto de apresentação da obra, o estudioso e pesquisador da II Guerra Mundial, Eleazar de Castro, que ocupa a cadeira Nº 31 do Centro Cultural do Ceará (CCC).

Já, Goretti, também, membro do CCC, onde ocupa a Cadeira Nº 34, disse que a obra, dividida em dois volumes, pretende ajudar outras pessoas que quiserem fazer os mesmos roteiros. A escritora, autora de vários artigos técnicos e acadêmicos, ainda deixa um recado na contracapa do livro: “viaje conosco por essas páginas, mas sabendo que ainda há muitos outros caminhos sobre o tema a serem trilhados”. Outra dica é aguardar o Volume 2.

“Queremos que este livro seja um desafio para si. O nosso desafio é merecer que este livro faça parte da sua vida”. A afirmação é da Chiado Books que tem Marco Martins assinando a Capa e a Composição Gráfica da 1ª edição do livro “Pelos Caminhos da II Guerra Mundial, revisado pela escritora e poetisa cearense, Rejane Costa Barros.

Onde encontrar o livro?

“Pelos Caminhos da II Guerra Mundial”

*Preço: R$ 50,00

*Livraria Cultura

*Shopping RioMar Fortaleza

*Avenida Desembargador Lauro Nogueira, N° 1500

>Piso L2 – Papicu

>(85) 4003-6511

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir