PUBLICIDADE

Luísa Cela retorna ao PT e é cogitada para disputar vaga de deputada

Foto: Reprodução

A secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, voltou ao Partido dos Trabalhadores (PT) neste domingo (9), após ter sido filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

De acordo com a própria Luísa, a nova filiação acontece em clima de “retorno para casa” e ocorreu após convite do governador Elmano de Freitas (PT), do prefeito Evandro Leitão (PT) e do deputado federal José Guimarães (PT). A mudança partidária, segundo ela, também foi conversada com o senador Cid Gomes (PSB) e com o presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana (PSB). Ela destacou que ambas as siglas fazem parte do “mesmo projeto político”.

Filha da ex-governadora Izolda Cela e do ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda, Luísa havia se filiado ao PSB em 2024 com a possibilidade de ser indicada como vice-prefeita de Fortaleza, na chapa de Evandro Leitão (PT), o que não se concretizou. A vaga ficou com Gabriella Aguiar (PSD). Até então, Luísa integrava os quadros do PT.

“Eu fui muitos anos filiada ao PT, desde o movimento estudantil, foi um partido onde fiz minha história e onde construí minhas relações. Então, é natural voltar ao partido”, falou Luísa ao O Estado durante o ato de filiação.

A expectativa é que a titular da Secult-CE possa integrar, nas eleições de 2026, a chapa de candidatos a deputada federal ou estadual pelo PT, conforme apontaram as lideranças petistas presentes no evento, embora a própria Luísa ainda não tenha confirmado.

“Neste momento estou concentrada na gestão da Secretaria. A gente está na reta final da gestão e a determinação do governador (Elmano de Freitas) é cumprir as promessas feitas ao povo cearense. Sobre 2026, essa conversa é para depois. Nosso foco está em terminar as obras, lançar os editais, fazer os investimentos todos, temos que entregar o Museu do Ceará, o Dragão do Mar, o Museu Sacro, tem muita coisa para a gente fazer e é nisso que minha energia está totalmente investida”.

Durante o discurso no ato, Luísa Cela defendeu, além da reeleição do presidente Lula (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT), a formação de uma bancada forte de deputados federais e estaduais pelo PT.

“Porque a gente viu o quanto é importante o Parlamento para possibilitar avanços ou promover retrocessos e a cultura sempre teve uma força de luta muito grande, só precisa se organizar e construir essa estratégia de uma forma mais consciente”.

O ato de filiação ocorreu no Abaeté Boteco, em Fortaleza. O PT também recebeu novos nomes ligados à cultura, incluindo servidores da Secretaria comandada por Cela. Foram filiadas mais 13 mulheres, entre gestoras culturais, comunicadoras e artistas.

O evento contou com a presença de lideranças políticas do PT, PSB e Psol, entre elas o prefeito Evandro Leitão, o deputado federal José Guimarães, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto (PSB), além de parlamentares do PT e secretários das gestões municipal e estadual.

Guimarães foi um dos que defenderam que Luísa Cela dispute uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PT. “Essa menina pode brilhar muito e, se depender de mim, ela vai ser pré-candidata à deputada federal pelo PT aqui no Ceará. É claro, isso depende dela e da família”, disse Guimarães, em discurso.

“Chega um ponto da vida da gente em que nós não mandamos mais em nós e você, Luísa, no próximo ano terá um grande desafio. Faço das palavras do Guimarães as minhas. É importante que uma pessoa da envergadura da Luísa Cela possa estar se colocando à disposição da população cearense, seja para deputada federal seja para deputada estadual”, falou Evandro.

O presidente do PT Ceará, Antônio Filho (Conin), confirmou que Luísa, agora filiada, passa a ser uma possível opção para compor a chapa de candidatos do partido nas próximas eleições.

“Ela tem o reconhecimento dessa cena cultural do Ceará que é tão importante para a nossa identidade e nosso estado. Então, é uma liderança que só cresce no estado do Ceará e naturalmente é lembrada”.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir