PUBLICIDADE

Lula destaca redução da pobreza em visita ao polo automotivo do Ceará

Durante visita ao polo automotivo instalado em Horizonte, nesta quarta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou os avanços recentes nos indicadores sociais e econômicos do país, comemorados após a divulgação dos novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, a redução da pobreza e da extrema pobreza está diretamente ligada ao aumento do poder de compra dos brasileiros.

Lula destacou que o cenário atual reúne alguns dos melhores resultados das últimas décadas. “Temos a menor inflação acumulada em quatro anos, o maior crescimento do salário mínimo e da massa salarial, o menor desemprego da nossa história e a menor taxa de pobreza já registrada. Isso acontece porque o dinheiro voltou a circular na mão do povo”, afirmou.

A agenda marcou o início da produção de veículos elétricos da General Motors no Ceará, etapa considerada estratégica para a modernização da indústria no país.

O presidente também reforçou medidas de impacto direto na renda dos trabalhadores, como a nova faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil – que começa a valer em janeiro – e o crescimento econômico sustentado acima de 3% desde 2023. “Queremos que todos participem da riqueza produzida no Brasil. Por isso corrigimos distorções do Imposto de Renda, que fazia o pobre pagar proporcionalmente mais do que o rico”, disse.

Aposta em energia limpa e mobilidade elétrica
Ao comentar o início da fabricação de carros elétricos, Lula lembrou que o Brasil já conta com 53% de sua matriz proveniente de fontes renováveis, índice superior ao de países desenvolvidos que ainda projetam metas para 2050. “Esse movimento da GM mostra que estamos preparados para liderar a transição energética”, reforçou.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também destacou a relevância do anúncio para a reestruturação do setor automotivo no país. Segundo ele, esta é a terceira fábrica reativada no governo atual.

Alckmin lembrou que, ao assumir, o presidente encontrou o setor com forte ociosidade e unidades fechadas. “O incentivo ao carro patrocinado impulsionou as vendas e mostrou que o mercado ainda tinha grande potencial. Em um único dia, foram 29 mil veículos vendidos”, citou. Ele também mencionou a Nova Indústria Brasil (NIB) como pilar para a retomada de uma produção mais moderna, eficiente e inovadora.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir