O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançaram na última sexta-feira, 12, durante visita ao Crato, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. A iniciativa prevê um investimento de quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026 para concluir mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar inacabadas ou paralisadas no Brasil. O governo espera criar 450 mil novas vagas em escolas públicas em todo o país.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as construções resultarão em mais de 1.200 unidades de educação infantil, incluindo creches e pré-escolas, quase mil escolas de ensino fundamental, 45 escolas de ensino profissionalizante e 85 projetos de renovação ou expansão, além de mais de 1.200 novas quadras esportivas ou cobertas.
Durante o evento, o ministro Santana destacou a importância de investir em escolas em tempo integral, afirmando que o governo federal disponibilizará R$ 4 bilhões para apoiar estados e municípios na implementação de programas de educação em tempo integral. A meta para este ano é matricular um milhão de estudantes em programas de tempo integral em todo o país, desde creches até o ensino médio.