PUBLICIDADE

Lula lidera cenários de primeiro turno para presidência em 2026, aponta pesquisa Paraná

O presidente Luiza Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários simulados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/10) pelo Paraná Pesquisas. O estudo ouviu 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 de outubro em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Foto: Reprodução

No cenário principal de primeiro turno, Lula soma 37% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PSB), com 7,5%; Ratinho Júnior (PSD), 6%; Romeu Zema (Novo), 4,7%; e Ronaldo Caiado (União), 3,2%. Brancos, nulos e eleitores que não souberam opinar representam 10,6% do eleitorado.

Outros cenários testaram Lula contra Michelle Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em todos eles, o presidente manteve vantagem, registrando entre 37,3% e 37,6% das intenções de voto, enquanto seus adversários alcançaram de 19,2% a 28%, dependendo do cenário.

Simulações de segundo turno

Nas projeções de segundo turno, Lula aparece tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, considerando a margem de erro de 4,4 pontos percentuais. Contra Bolsonaro, por exemplo, Lula registra 44,9% das intenções de voto, ante 41,6% do adversário. Já em simulações contra Michelle e Tarcísio, o presidente marca 44,7% e 44,9%, respectivamente. No confronto com Flávio Bolsonaro, Lula chega a 46,7%, enquanto o ex-deputado federal alcança 37%.

Segundo a Paraná Pesquisas, os resultados seguem a tendência de levantamentos recentes, consolidando Lula como líder de primeiro e segundo turnos. O levantamento foi realizado logo após o presidente anunciar, no dia 23 de outubro, durante agenda na Indonésia, que disputará a reeleição, pleito que poderá lhe conferir um quarto mandato.

No período da pesquisa, Lula também cumpriu agenda externa na Ásia, incluindo reunião com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de discutir tarifas sobre produtos brasileiros.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir