Em visita oficial à Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teceu críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) e atribuiu a cinco países a responsabilidade pelo aumento de conflitos no mundo. Para o presidente do Brasil, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia possuem a maior parcela de contribuição.
Segundo Lula, os países citados deveriam ter maior poder para impedir determinados conflitos por fazerem parte do Conselho de Segurança da ONU. No entanto, segundo o petista, há uma contradição pelo fato de as nações citadas serem as que mais contribuem com pontos que alimentam guerras pelo mundo. “Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido deveriam zelar e manter a paz no mundo. Entretanto, são esses países os que mais produzem armas, que mais vendem e fazem guerras sem passar pela decisão do Conselho”, opinou.
Para reforçar o argumento, Lula afirmou que a ONU precisa agir dentro do critério pelo qual foi fundada. “Além da questão da fome, os conflitos que estamos vendo na Rússia e na Ucrânia, entre Israel e a Faixa de Gaza, não são nada mais do que a irracionalidade do ser humano. Tudo isso acontece porque a ONU não está cumprindo com o papel histórico para qual foi criada”, destacou.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)