PUBLICIDADE

Lula sugere que filhos de Bolsonaro renunciem como forma de protesto

O presidente Lula participou do evento "Democracia Restaurada". Em seu discurso, o petista provocou Bolsonaro e os filhos do ex-presidente - (Fotos: Tânia Rego e Marcelo Camargo)
O presidente Lula participou do evento “Democracia Restaurada”. Em seu discurso, o petista provocou Bolsonaro e os filhos do ex-presidente – (Fotos: Tânia Rego e Marcelo Camargo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou a família Bolsonaro em discurso realizado nesta segunda-feira (08/01). Na ocasião, o presidente da República sugeriu que os filhos de Bolsonaro renunciassem seus cargos em protesto às “urnas fraudulentas”. 

A declaração ocorreu na participação de Lula no evento “Democracia Inabalada”. Sediado no Congresso Nacional, o momento foi idealizado pelo próprio presidente como uma resposta às manifestações ocorridas no dia 8 de janeiro de 2023, na sede dos Três Poderes. 

“As pessoas que duvidam das eleições e da legalidade da urna brasileira porque perderam as eleições, por que não pedem para o seu partido renunciar a todos os deputados e senadores que foram eleitos? Os três filhos dele que foram eleitos, por que não renunciam em protesto à urna fraudulenta?”

Sem ser mencionado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi chamado de golpista em parte do discurso de Lula. “Adversários políticos e autoridades constituídas poderiam ser fuzilados ou enforcados em praça pública – a julgar por aquilo que o ex-presidente golpista pregou em campanha e seus seguidores tramaram nas redes sociais”. 

Troca de farpas

O dia 8 de janeiro de 2024 atiçou troca de farpas de provocações. A data marcou um ano dos protestos registrados na sede dos Três Poderes, em Brasília. Nesta segunda-feira, diversas autoridades políticas se pronunciaram de acordo com o seu viés.

Para Bolsonaro, o que ocorreu em 2023 não condiz com atitudes de um grupo bolsonaristas. “Foi uma estratégia da esquerda. Golpe é contra chefe de Estado. Para haver golpe tinha que ter uma pessoa à frente. As investigações não levantaram nome algum. Quem vai dar um golpe com velhinhos, pessoas idosas, com Bíblia debaixo do braço, com menor de idade, bandeira na mão? Quem vai dar um golpe nesse sentido?”, relatou Bolsonaro em entrevista à CNN.

Lula, por sua vez, definiu  como “irresponsáveis” pessoas que, segundo ele, tentaram aplicar um golpe de Estado no Brasil. Na visão do presidente , apesar dos prejuízos, a democracia saiu vencedora e o fato merece ser celebrado. “Os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu. Um ano desse triste episódio, vamos gritar em alto e bom som: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia”, afirmou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir