Por volta da segunda semana de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer mais uma passagem pelo Estado do Ceará em sua agenda oficial. Na ocasião, o presidente da República deve vir a Fortaleza para anunciar oficialmente o funcionamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na capital cearense.
A informação foi concedida pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT). Segundo o chefe do Executivo cearense, será um momento de extrema importância para a Educação do país. “Nosso presidente deve fazer o anúncio oficial das primeiras medidas concretas para que o ITA se estabeleça no Estado do Ceará. É uma conquista histórica para o povo cearense e do Nordeste”, destacou.
Na avaliação do governador, o novo polo educacional chega para beneficiar alunos para além das fronteiras do Ceará. “Certamente virão para Fortaleza jovens do Norte e Nordeste inteiro. Será um polo de pesquisa e desenvolvimento na área de engenharia e desenvolvimento de sistemas”.
Além de Lula, é esperada a presença daquele que pode ser o reitor do primeiro campus do Instituto no Nordeste. “Vou receber com carinho o reitor Anderson. Vamos nos encontrar para ver o cronograma do Ita para as turmas começarem. Será uma alegria muito grande”.
Relembre
José Múcio, ministro da Defesa, integrou a comitiva e visitou instalações da Base Aérea, no bairro Aerolândia, em setembro deste ano. De acordo com o titular da pasta a qual o ITA está vinculado, apesar do aval positivo, serão necessários ajustes de planejamento, manutenção e alojamento.
A futura unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica planejada para o Ceará oferecerá uma gama de cursos, incluindo aqueles focados em estudos sobre energia. O polo cearense seguirá o mesmo padrão de excelência da unidade principal situada em São Paulo.