PUBLICIDADE

Lula veta projeto que poderia reduzir pena de Bolsonaro

A proposta que alterava critérios de dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023 foi vetada pelo presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (08/01). Conhecido como PL da Dosimetria, o projeto poderia reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de 27 anos de prisão para pouco mais de dois anos, conforme avaliação do relator da matéria.

Agora, caberá ao Congresso decidir se mantém ou derruba o veto presidencial. A análise, no entanto, deve ocorrer apenas após o fim do recesso parlamentar de janeiro, quando deputados e senadores retomam oficialmente os trabalhos legislativos.

O anúncio do veto ocorreu no mesmo dia em que foi realizada a Cerimônia em Defesa da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante o evento, Lula agradeceu a presença de ministros de Estado, representantes de movimentos sociais e militantes que participaram do ato em memória aos ataques às sedes dos Três Poderes.

Lula veta projeto que poderia reduzir pena de Bolsonaro
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Ao discursar para o público presente, o presidente ressaltou a importância da convivência democrática diante de divergências políticas. “A democracia é a arte do impossível, da competência, da convivência democrática na adversidade”, afirmou.

Também durante a cerimônia, Lula destacou o apoio do Congresso Nacional às pautas do Governo Federal, mesmo em um cenário de maioria parlamentar considerada oposicionista. Segundo o presidente, o diálogo institucional possibilitou a aprovação de projetos considerados relevantes para a administração.

A atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento dos envolvidos nos atos golpistas também foi enfatizada pelo chefe do Executivo. Para Lula, a postura da Corte foi determinante para a preservação do Estado Democrático de Direito. “Esse ato de hoje é uma exaltação a este momento de manutenção do Estado Democrático de Direito, ao acompanhar o comportamento da Suprema Corte, que foi um comportamento magistral de quem não se submeteu aos caprichos de ninguém”, declarou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir