A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Luz vermelha piscando no Pici mostrando o risco de sobrar na curva

A temporada do Fortaleza em 2023 estava perfeita até a final da Copa do Sul-Americana. Neste mesmo espaço foi colocado que independente do resultado, o Leão teria que ser aplaudido de pé por sua torcida.

E deve, pela campanha que fez até aquele dia. Mas o futebol é cruel. Perder o título, nas circunstâncias de disputa foi um resultado normal, embora tenha doído na torcida, nos jogadores, comissão técnica e diretoria, mas há vida após a derrota.

Foto: Fortaleza E. C.

Fato é que o Fortaleza está sem vencer na Série A há oito jogos, com o confronto com a LDU são nove e a consequência amarga é a ameaça de ficar fora da Sul-Americana em 2024: e a possibilidade é real.

O empate com o Botafogo foi amargo em todos os sentidos para ambos. Do lado do Botafogo, o Palmeiras (próximo adversário do Fortaleza, no domingo, dia 26) permaneceu na liderança e agora com a vantagem de 1 ponto. Faltam quatro jogos para o fim da Série A e o título está indefinido.

Já o Fortaleza viu o crescimento de adversários da parte de baixo da classificação e perdeu confrontos importantes para Vasco, Cruzeiro, Ciuabá e Bahia, por exemplo. Ainda não alcançou os cobiçados 45 pontos para garantir a permanência matemática (em tese) na Série A e neste domingo enfrenta o Palmeiras, no Castelão. O Verdão quer se manter na liderança e deve partir para cima, como tem feito nesta reta final.

É improvável acreditar que o Fortaleza possa chegar à zona de rebaixamento, embora matematicamente isso seja possível. Ocorre que as equipes abaixo dele ainda têm confrontos diretos e este aspecto pode beneficiar o Leão, mas é fato concreto que, para chegar à Sula, o Fortaleza ainda só depende dele e pode chegar lá mesmo com eventuais novos revezes nesta final, mas é fato que precisa voltar a vencer.

Nesta sexta-feira (24/11) começa a rodada 35, com o confronto entre Corinthians e Bahia. A vitória do Timão beneficia o Fortaleza e também Internacional, Santos, Vasco e Cruzeiro, mas um triunfo do Tricolor da Boa Terra embola a parte de baixo da classificação.

Foto: Fortaleza E. C.

Independente de ter que depender de outros resultados é necessário que o Fortaleza reencontre o caminho da vitória. A vitória contra o Palmeiras já garantiria o Leão na Sul-Americana em 2024 e tranquilidade para o restante da temporada e o manteria ainda como o maior da Região Nordeste e entre os grandes do Brasil.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir