PUBLICIDADE

Mães de crianças autistas têm apoio da CCM em Fortaleza

Referência aos Estados Unidos da América, o bairro Jardim América em Fortaleza (CE), dispõe de um grupo terapêutico chamado TEApoio, instalado pela Comunidade Cristã Missionária (CCM) que existe desde o ano de 2015. O TEApoio cuida de mães com crianças que sofrem com o transtorno do espectro autista, conhecido como TEA.

Cuidar de quem cuida é o objetivo do TEApoio, idealizado pela  estudante cearense do 3º semestre de psicologia, Edlainy Christina. “Nós trabalhamos mães de pessoas com deficiências, mas especificamente com as mães de autistas, onde a gente oferece um trabalho de rede de apoio, com um grupo terapêutico… com a psicóloga”, pontuou Edlainy, mãe de criança com autismo.

Edlainy Christina informou também, em entrevista concedida ao Portal A Notícia do Ceará, que a CCM realiza eventos mensais, onde o projeto leva um pouco de alegria, de carinho e momentos de autocuidado, relembrando que são mulheres e não só mães.

“Infelizmente, a sociedade ela exclui muito a mãe de autista e faz com que elas não se sintam mais dentro da vida social. Então, esses eventos acontecem especificamente pra isso, pra que elas se sintam novamente com vida. E nós oferecemos tudo de maneira voluntária, mas com muito amor e muito carinho pela causa”, externou Christina, que está sempre cuidando de quem cuida.

O evento TEApoio CCM

No último dia 30 de julho de 2022, a Comunidade Cristã Missionária (CCM) realizou a “TARDEZINHA TEAPOIO All Pink”. Trata-se de um evento associado ao feminino, mas antes de tudo à compaixão. Assim aconteceu a edição do TEApoio CCM, que diz: “Quando nos conscientizamos, as peças se encaixam”!

O Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O TEA – Transtorno do Espectro Autista diz respeito à uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, como também, uma série de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Ele tem início na infância e tende a continuar na adolescência e na fase adulta. As condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida, isso, na maioria dos casos, vale ressaltar.

Pessoas com TEA apresentam frequentemente, outras condições como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

É importante frisar, que o nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável. Ele vai do comprometimento profundo até níveis superiores.

 

*Comunidade Cristã Missionária (CCM)

 Rua André Chaves, 500

Jardim América

Fortaleza – Ceará

Instagram: @teapoioccm

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir