
No mês da campanha de conscientização para a segurança no trânsito, o Maio Amarelo, a Enel chama atenção para o número de colisões contra postes da rede elétrica. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a distribuidora registrou 241 colisões no estado, o que representa uma média de 2,6 batidas em postes por dia. Estes acidentes de trânsito resultaram em quebras de postes, condutores e outros equipamentos, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia para 201.741 imóveis no Ceará.
Do total de ocorrências, 97 foram em janeiro, 68 em fevereiro e 76 no mês de março. As cinco cidades com maior número de registros são: Fortaleza, Acopiara, Acaraú, Aquiraz e Beberibe. Os dados levam em conta os acidentes de trânsito nos quais há danos a equipamentos da rede elétrica, não contabilizando outros tipos de postes, como os de iluminação pública ou de telecomunicações.
Ainda segundo o levantamento da distribuidora, a região Norte do Ceará teve 80 ocorrências, afetando o fornecimento de energia para cerca de 30 mil clientes. Já na região Sul do estado, foram contabilizadas 73 colisões, que resultaram na interrupção do serviço para 118 mil imóveis.
Vale destacar que a empresa possui tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste da empresa é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, algumas vezes, deixando parte dos consumidores sem energia até que o poste seja substituído e a rede seja reconstruída. A empresa observa, ainda, que o condutor ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca dos equipamentos danificados.
Alertas para segurança
Quando acidentes como estes acontecem, a Enel deve ser comunicada de imediato para avaliar a situação da rede, realizar os procedimentos necessários para garantir a segurança da população e minimizar o impacto no fornecimento para os clientes até a conclusão dos trabalhos.
Segundo o gerente de Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Gomes, acidentes com postes danificados representam um risco não somente para o condutor do veículo, como também para pedestres. “Os dados chamam atenção para intensificar os cuidados e observar os riscos. A campanha Maio Amarelo é mais uma oportunidade de reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito. Em caso de abalroamento numa estrutura, cabos podem se romper e cair ao solo ou sobre o automóvel, aumentando o risco de choque elétrico”, observa.
Marcelo Gomes ressalta que, nesses casos, alguns cuidados devem ser tomados para evitar maiores acidentes. “Não se deve tocar em cabos que estiverem no solo ou ficar embaixo de estruturas danificadas, nem tentar realizar o isolamento da área. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, lembrando de não tocar nas partes metálicas do veículo e mantendo sempre distância dos fios”, alerta Marcelo.
Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.