PUBLICIDADE

Maior parcela da população brasileira é parda, afirma IBGE

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Painel Cor ou Raça no Brasil, com base no Censo Demográfico 2022. O levantamento aborda a distribuição da população em eixos como trabalho, educação, cor ou raça, pobreza, condições de moradias, entre outros.

Conforme os dados, a maioria da população brasileira é parda, correspondendo a 45,3% do total. Em seguida, aparecem as populações branca (43,5%) e preta (10,2%). A pesquisa também mostra os números dos indivíduos indígenas e amarelos. Respectivamente, registrando 0,6% e 0,4%.

Maior parcela da população brasileira é parda, afirma IBGE
Fonte: IBGE

Em se tratando de faixa etária, entre os brancos, mulheres com idades entre 40 e 44 anos são a maior parte da população. Ao todo, esse público corresponde a 4,1% desse recorte populacional, totalizando 3.619.746 pessoas. Já entre os pretos, a maioria diz respeito a homens de 40 a 44 anos. No total, são 964,121 pessoas, o que corresponde a 4,67% do público analisado.

O levantamento também aborda como ocorre a divisão no mercado de trabalho. Com base nos dados da PNAD Contínua 2021, o estudo divulgado pelo IBGE mostra que a taxa composta de subutilização é liderada pelos pardos (33,4%), seguida dos pretos (32%) e brancos (22,5%).

Maior parcela da população brasileira é parda, afirma IBGE
Fonte: IBGE

Com relação aos cargos gerenciais, a maioria são ocupados por brancos, totalizando 69%. Pretos ou pardos ocupam 29,5% e outros, 1,5%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir