Divulgado nesta quinta-feira (18/01), o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revelou cenários diversos para a disputa das eleições pela Prefeitura de Fortaleza em 2024. No entanto, um ponto que chamou a atenção mostra que a maioria das pessoas consultadas ainda não tem uma opinião concreta em torno das figuras que se apresentam como pré-candidatos.
Quando os entrevistados estão diante do cenário espontâneo, alternativa em que o pesquisador não apresenta nenhum nome, 80,8% dos participantes revelam que não sabem, não responderam ou que irão votar branco/nulo nas eleições deste ano.
Neste cenário espontâneo, Capitão Wagner aparece na liderança, com 6%. Filiados ao PDT, Roberto Cláudio e José Sarto marcam, respectivamente, 3,8% e 3,1%.
Geral
Na pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná nesta quarta-feira (17/01), sobre a corrida para a Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner lidera com 38,5%, seguido por José Sarto (PDT) com 21,8%.
No cenário geral, a lista de candidatos citados inclui André Fernandes (PL) com 9,1%, Evandro Leitão (PT) com 6,5%, e Eduardo Girão (Novo) com 5,3%.
Confira:
- Capitão Wagner: 38,5%
- José Sarto: 21,8%
- André Fernandes: 9,1%
- Evandro Leitão: 6,5%
- Eduardo Girão: 5,3%
- Adelita Monteiro: 1,0%
- Zé Batista: 0,8%
- Chico Malta: 0,6%
- Não sabe/Não respondeu: 6,3%
- Nenhum/Branco/Nulo: 10,3%
Volta de RC
O novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas pode dar novos rumos ao cenário eleitoral de Fortaleza. O estudo, divulgado nesta quinta-feira (18/11), pode fazer com que o PDT mude de estratégia e faça Roberto Cláudio repensar a decisão de não disputar a Prefeitura da capital cearense em 2024.
O fato decorre da própria pontuação de Roberto Cláudio e de sua colocação na pesquisa. Em todos os cenários do estudo, RC é o único candidato que chega a ter um empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), com uma diferença de apenas um ponto percentual.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)