Nos primeiros nove meses de 2024, o Ceará viu a criação de 2.266 novas empresas de pequeno porte. Fortaleza se destaca, com 1.252 aberturas, seguida de Aquiraz (145), Eusébio (86) e Juazeiro do Norte (75). Entretanto, o fechamento de 763 negócios no mesmo período, equivalente a 33,67%, ressalta as dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas.
Em um contexto mais amplo, o Brasil registrou 1.456.958 novas empresas entre janeiro e abril deste ano, marcando um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior. Esses dados foram extraídos do Mapa de Empresas do Ministério do Empreendedorismo.
Os primeiros cinco anos são especialmente críticos para as pequenas e médias empresas. Dados do Sebrae indicam que cerca de 60% delas encerram suas atividades nesse intervalo, principalmente devido à má gestão financeira e ao controle insuficiente do fluxo de caixa. O comércio é o setor mais vulnerável, com uma taxa de fechamento de 30,2% antes de completar cinco anos.
Especialistas apontam que muitos pequenos negócios falham nos primeiros anos por uma falta de conhecimento em áreas cruciais, geralmente ligadas a finanças e mercado. Dessa forma, apesar de haver grandes ideias, algumas empresas falham por falta de estratégia financeira. Outro ponto a ser analisado são as boas práticas financeiras que não logram êxito por não haver conhecimento de mercado nem desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes.
Com isso, é importante que haja uma boa escolha do modelo de negócio até os canais de vendas e as estratégias de marketing e financeiras. A compreensão do ciclo financeiro também é crucial.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.