PUBLICIDADE

Mais da metade dos brasileiros sentem medo da polícia, aponta Datafolha

Em pesquisa divulgada neste domingo (22/12), o Instituto Datafolha apontou que 51% da população brasileira com 16 anos ou mais sente mais medo da polícia do que confiança. O número de pessoas que expressaram confiança superior ao temor foi de 46%.

O estudo, realizado entre 12 e 13 de dezembro, envolveu 2.002 entrevistados em 113 cidades de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os resultados encontrados são semelhantes aos da pesquisa de 2019, que também mostrou que 51% da população tinha mais receio da polícia do que confiança, enquanto 47% confiavam mais na instituição.

Mais da metade dos brasileiros sentem medo da polícia, aponta Datafolha
Foto: Divulgação/PMCE

Os dados revelam variações dependendo do grupo analisado. No caso dos homens, 56% manifestaram mais temor em relação à polícia, enquanto entre as mulheres esse índice foi de 45%. Em termos raciais, o medo da polícia é mais expressivo entre as pessoas negras, com 59%, enquanto entre os brancos o número é de 45%.

Em termos de gênero, não há uma diferença expressiva no temor em relação à polícia: 56% das mulheres e 52% dos homens afirmaram ter mais medo. No entanto, quando se analisa a questão racial, as disparidades são notáveis. O medo é mais pronunciado entre os negros, com 59%, enquanto entre os brancos o índice é de 45%.

A pesquisa também revelou que a confiança na polícia varia conforme a preferência política. Entre os eleitores de Lula no segundo turno de 2022, 58% expressaram mais medo, enquanto apenas 40% dos apoiadores de Bolsonaro compartilham desse sentimento.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir