PUBLICIDADE

Mais da metade dos estudantes de formação em professores estudam EAD

No ano passado, 67% dos estudantes de cursos de formação de professores, como pedagogia e licenciaturas, optaram pelo ensino a distância (EAD). Essa tendência é ainda mais acentuada entre os alunos que ingressaram no ano passado, com o total de 81% que escolheram essa modalidade de ensino.

Os dados foram publicados nesta quinta-feira (03/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação referentes ao Censo da Educação Superior 2023.

Embora o EAD tenha se tornado uma escolha cada vez mais comum, especialistas e o próprio MEC expressam preocupações quanto à qualidade da formação docente nessa modalidade. A estrutura dos cursos EAD, muitas vezes organizada para minimizar custos, com aulas gravadas e oferecidas a um número elevado de alunos, pode resultar em uma formação menos completa pela ausência de interações presenciais e discussões em grupo.

Em resposta a essas preocupações, o MEC determinou, em maio de 2023, que ao menos 50% da carga horária de cursos de formação de professores à distância deve ser cumprida de forma presencial. Além disso, foi estabelecida a suspensão de novos cursos EAD nessa área até março de 2025.

Mais da metade dos estudantes de formação em professores estudam EAD
Foto: Reprodução

Dados do Censo 2023

  • O Brasil possui 24,1 milhões de vagas disponíveis em cursos de graduação;
  • 95% dessas vagas são oferecidas por instituições privadas;
  • Entre as vagas das universidades privadas, 71,7% são na modalidade EAD;
  • Já nas instituições públicas, 87,1% das vagas são para cursos presenciais;
  • O número de cursos EAD cresceu 15% em relação a 2022 e acumulou uma variação de 232% nos últimos cinco anos;
  • No total, 1,7 milhão de alunos matricularam-se em cursos de licenciatura, dos quais 67% optaram pelo EAD.

A preferência por cursos à distância vem sendo observada há alguns anos. Desde 2020, as matrículas em EAD superam as de cursos presenciais. Em 2023, foram registrados 3,31 milhões de novos estudantes em cursos EAD, quase o dobro dos 1,67 milhões matriculados em cursos presenciais.

Das 19,1 milhões de vagas EAD oferecidas em 2023, apenas 4,9 milhões foram preenchidas. Já nos cursos presenciais, com 5,5 milhões de vagas, mais de 5 milhões de estudantes optaram por essa modalidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir